Logo Sirius | Farmácia de Manipulação e Produtos Naturais

Dicas de Saúde

Probióticos e Intestino

Probióticos e Intestino

Você sabia que nosso organismo abriga mais bactérias do que próprias células?

Nosso intestino, em especial, é colonizado por diversos micro-organismos,  alguns ‘do bem’ (chamados probióticos) e outros nem tanto.  Para um organismo saudável precisamos de um intestino funcionando adequadamente, começando pelo equilíbrio entre as bactérias que o habitam, mas nem sempre é o que acontece.  

Uma alimentação inadequada (excesso de industrializados, baixo consumo de vegetais) e o uso de alguns medicamentos, são fatores que desequilibram a ‘flora’ e a função intestinal, com isso a integridade do intestino pode se alterar e substâncias prejudiciais passam pela mucosa, podendo levar ao acúmulo de substâncias tóxicas, alergias /intolerâncias alimentares, problemas da tireóide e respiratórios, hiperatividade, depressão e insônia, infecções urinárias, candidíase, baixo aproveitamento de nutrientes, queda da imunidade, etc.

Em alguns casos, para promover a melhora da função intestinal é necessária a utilização de cápsulas/ sachês com quantidades específicas de probióticos, mas para as pessoas que não têm restrições quanto ao consumo de lácteos, as fontes de probióticos também são: alguns tipos de iogurtes, leites fermentados e o kefir.

É importante aliar o consumos dos probióticos à fontes de fibras que servirão de ‘alimento’ para os bichinhos. E quando se fala em intestino não podemos deixar de beber bastante água!

 

Nutricionista Tami Cristina Lang - CRN4543P

Pós-Graduanda em Nutrição Clínica Funcional

@tami_lang 

Publicada por Tami Lang - -